Cuidados Paliativos é tema da 185ª Sessão Clínica do Monte Sinai

A médica Renata Cristina Teixeira Ribeiro, que atua na Unidade Coronariana do Monte Sinai e coordena as UTI´s do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus foi a convidada de abril para a 185ª Sessão Clínica do Hospital. Ela abordou o tema Cuidados Paliativos para plateia lotada no Centro de Estudos Monte Sinai, na quinta-feira, dia 5. As boas-vindas aos participantes foi feita pelo Diretor da Gestão do Corpo Clínico e do Centro de Estudos do Hospital Monte Sinai Jorge Montessi e o encontro foi mediado pelo coordenador da UTI-Adulto do Monte Sinai, Edmilton Pereira Almeida.

Renata Ribeiro evidenciou o respaldo jurídico do tratamento paliativo como modalidade de tratamento e seguimento de pacientes, respeitando a dignidade humana e os princípios bioéticos (autonomia, beneficência, não maleficência e justiça).  Ela abordou os conceitos (Ortotanásia, Distanásia e Eutanásia), Aspectos éticos-legais, Princípios bioéticos, Processos de tomada de decisão e Inserção dos Cuidados Paliativos nas rotinas hospitalares.

O processo de tomada de decisão deve ser baseado no prognóstico, no contexto e nos valores (do paciente, da família e da equipe). “Os cuidados paliativos nas rotinas hospitalares devem ser implementadas através de trabalho multidisciplinar com treinamento das equipes em cuidados paliativos e desenvolvimento de habilidades de prevenção e controles de sintomas, comunicação e acolhimento de familiares, entendimento prognóstico e condução apropriada de processos de tomada de decisão de final de vida”, disse Renata. E ela enfatizou, ainda, a importância do trabalho em equipe, do controle impecável de sintomas, da comunicação adequada, além do apoio familiar.

Renata Ribeiro também está à frente do I Simpósio Multiprofissional de Cuidados Paliativos, programado para 15 e 16 de junho, que acontecerá no Auditório da Faculdade Suprema.  

   

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2