Médico de Juiz de Fora é eleito presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica

Dois terços dos pacientes com tumores sólidos estão acima de 65 anos e 59% dos pacientes que têm câncer inicial são tratados apenas com cirurgia oncológica. Dados como estes reforçam a importância da cirurgia oncológica, como papel fundamental no tratamento do câncer.

Com essa premissa, o cirurgião oncológico, professor universitário, Alexandre Ferreira Oliveira, assumiu no sábado 26 de outubro, a presidência da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) para um mandato de dois anos.

Ele é especialista atuante em hospitais de Juiz de Fora e de várias cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, como Barbacena, São João del Rei, Cataguases, Ubá e região. A partir de agora levará o nome de Minas Gerais para todo o país e também para o exterior. Afinal é o único do estado a assumir um cargo de tamanho destaque na medicina brasileira.

Segundo Alexandre Ferreira, a nova atuação frente à SBCO vai trabalhar para garantir a inserção do cirurgião oncológico no mercado de trabalho e na sociedade, porque ainda existe uma indefinição por parte dos pacientes sobre a atuação deste profissional.

Na descoberta de um câncer de mama, a quem se deve procurar o mastologista ou o cirurgião oncológico? A resposta é que estas especialidades não podem ser vistas como concorrentes, mas sim como modalidades da medicina que somam para garantir saúde e mais qualidade de vida ao paciente.

Segundo Alexandre Ferreira Oliveira, 50 mil pacientes não conseguem vaga para uma cirurgia oncológica no Sistema Único de Saúde (SUS). A realidade é algo que coloca a saúde pública cada vez mais em risco, já que 80% da população brasileira utiliza o SUS.

Ele também ressalta que é preciso esclarecer à população que quando se fala de inovação, cirurgia robótica - como os caminhos para qualidade de vida e melhor saúde do paciente.

 “É  preciso reforçar que, em primeiro lugar, a qualidade da cirurgia oncológica que se faz no Brasil merece ser destacada. Somos muito eficientes no país, com altos índices de segurança para o paciente. Mas ainda temos muito que caminhar, já que ainda não é possível que se realizem e videolaparoscopias pelo SUS, o que é um contrassenso. Um outro fato que precisa ser modificado e, que pelo qual, vou lutar muito na presidência da SBCO, é que a disciplina Cirurgia Oncológica não é obrigatória no currículo de diversos cursos de medicina pelo país. Precisamos mudar essa realidade. Os profissionais que se formam todos os anos em medicina precisam ter contato com essa especialidade desde a academia. Já que o câncer é um problema de saúde pública. Hoje é a principal causa de morte em 12 capitais brasileiras e será a principal causa de mortalidade em 2029”, finaliza.

 

CURRÍCULO DE DR ALEXANDRE FERREIRA OLIVEIRA

Formado em Medicina em dezembro de 1994 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem residência médica em Cirurgia Oncológica pelo Instituto Nacional do Câncer no período de 1997 a 2000. Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora no período de 1995 a 1997.

Alexandre Ferreira é doutor em cirurgia pela USP 2005. Chefe do Serviço de Oncologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor adjunto 3 e coordenador da disciplina de oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi coordenador do departamento de cirurgia oncológica da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) 2015 – 2018. Membro do comitê permanente da prova de especialista em cirurgia geral do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) desde 2012. É também referência brasileira para sarcoma de partes moles da World Federation Of Surgical Oncology Societies (WFSOS)  desde 2008.

    

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2