Monte Sinai realiza pneumectomia por vídeo

A equipe de Cirurgia Torácica do Monte Sinai realizou, pela primeira vez em Juiz de Fora, uma pneumectomia total (retirada) de um pulmão por videotoracoscopia. A paciente que, a princípio seria submetida a uma lobectomia (ressecção de um lobo do pulmão), tinha um quadro muito mais grave do que o previsto. A equipe precisou alterar o procedimento, mas decidiu que era seguro manter a forma de intervenção por vídeo. A paciente passa bem, já recebeu alta.

A mulher de 56 anos, ex-fumante, tinha um tumor não muito grande, mas que invadia dois lobos do pulmão. A previsão era de fazer uma lobectomia pulmonar videoassistida (VATS), que é uma abordagem cirúrgica do câncer de pulmão. Devido à localização do tumor, a equipe julgou que a técnica de pneumectomia era também exequível para o caso, propiciando alta precoce por muito menos dor. Sendo realizada com grande sucesso.

Com uma abertura de cinco centímetros apenas, numa cirurgia de duas horas, com pouco sangramento da paciente, foi feita a retirada de todo o pulmão esquerdo, num procedimento pioneiro na região. A abordagem convencional, cirurgia aberta, tem maior risco e maior tempo de internação. A paciente teve alta em seis dias, depois de um período curto na UTI em observação, e a equipe acredita que ela sobreviverá muito bem com um pulmão apenas, considerando o procedimento um sucesso.

Breve, com Robótica - O Monte Sinai se prepara para adotar, em breve, a Cirurgia Robótica, muito aguardada pela equipe do Tórax do Hospital, pois possibilita uma melhor condução de casos graves que antes não seriam nem mesmo abordados devido ao alto risco de uma toracotomia - a abertura do tórax com o uso de afastador de costela convencional. Com o robô, os ganhos são muitos tanto para o paciente quanto para o médico, pois possibilita que o cirurgião tenha qualidade de imagem HD e em 3D, que pode ser ampliada em até 20 vezes. Além disso, tremores fisiológicos são neutralizados pelo sistema robótico garantindo maior segurança na dissecção de vasos pulmonares. Além de outras vantagens para esta especialidade e muitas outras, ampliando segurança, acesso e precisão de diversas técnicas.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2