Patologia tem acreditação inédita na Zona da Mata

O Serviço de Anatomia Patológica e Citologia do Monte Sinai (Cidap) é o único laboratório deste segmento da Zona da Mata, e fora da capital mineira, com o PACQ - Programa de Acreditação e Controle de Qualidade concedido pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP). Dos cerca de 800 laboratórios do país, só 41 são certificados. E agora, o Cidap faz parte de um grupo seleto, menos de 5%, e está entre os melhores laboratórios de Patologia do país. Para dimensionar a importância desta conquista, é preciso considerar como um laudo pode influenciar na conduta terapêutica de tantas outras especialidades médicas. E, assim, o quanto a Acreditação tem peso na escolha do laboratório. A auditoria de avaliação é muito rigorosa, pois como a SBP é uma entidade científica sem fins lucrativos, utiliza também de sua prestigiada reputação para avalizar esta qualidade no processo que assegura a médicos e pacientes que os exames são realizados dentro de padrões técnicos controlados, que os resultados são confiáveis e com a qualidade desejada.

O patologista Emílio Assis, explica que a auditoria avalia cada fase do exame realizado pelo laboratório, que se compõe sempre de três etapas, e o rigor técnico em cada uma. A fase pré-analítica, que se refere ao cuidado com a coleta de material, é a mais crítica e a que influencia as etapas seguintes. Além disso, é a fase que está fora do domínio do laboratório, pois é feita no hospital, em consultórios e clínicas, ou na cirurgia. A auditoria avalia, então, como o laboratório instrui a coleta e como a monitora.

A segunda, a fase analítica, é auditada pela forma como o material é processado e seu laudo. E na fase pós-analítica, a liberação do laudo. Os auditores se certificam de que tudo é feito de maneira correta, em tempo hábil e se chega a quem precisa, no prazo estabelecido. A SBP também avalia a estrutura de apoio do laboratório, tudo aquilo que permite a empresa funcionar: gestão, faturamento, marketing, Tecnologia da Informação e muito mais. No total são considerados cerca de 110 quesitos, avaliando ainda as boas práticas desenvolvidas.

Responsabilidade e prevenção

Dr. Emílio lembra que a qualidade do laudo de anatomia é fundamental, tanto no aspecto preventivo quanto no terapêutico. “Uma lesão suspeita, gera uma biópsia, e é o laboratório que diz se é câncer ou não. Se não for, muito bom. Mas se o resultado for positivo para a doença, é o laudo que dá todos os parâmetros do câncer e ajudará o médico assistente a determinar o tipo de tratamento, com rapidez e da melhor forma possível. Qualquer uma das respostas dadas de maneira errada tem um impacto de vida e de morte para o paciente”.

Além das avaliações do câncer, um laboratório de Patologia está diretamente envolvido no aspecto preventivo. Um exame de Papanicolau (citologia) ou o H.Pylori na Endoscopia, a análise de pólipos da colonoscopia, citando exemplos freqüentes, têm como primeira análise determinando o laudo da Patologia.  Ele vai orientar apenas um acompanhamento ou se será necessária uma biópsia. E, depois, se a prevenção falhou, também é a Patologia que ajudará a concluir o diagnóstico e orientar o tipo de terapia.

O Cidap, com 24 anos de existência, já investe em programas de qualidade há décadas. Com  a manutenção dos 5S e ISO 9001, realizada há muitos anos, agora optou pela Acreditação PACQ, específica da área.

SERVIÇO DE ANATOMIA PATOLÓGICA DO MONTE SINAI (Laboratório Cidap)

Centro Médico Monte Sinai | Torre Leste - 3º andar (322)
Avenida Presidente Itamar Franco, 4001 - Cascatinha - Juiz de Fora/MG
(32) 3215-8006 | 3232-7727

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2