Setembro Verde também pela Doação de Órgãos

 

Não é por falta de solidariedade ou empatia, mas principalmente por medos e tabus, como não falar de morte, e desconhecimento do que acontece com o doador são entraves para a doação de órgãos entre os brasileiros. Podemos resumir como falta de informação, o que não permite que o Brasil esteja em melhor situação entre os maiores países transplantadores de órgãos do mundo. E a situação é mais difícil quando a questão é de morte encefálica.

De todas as mortes encefálicas, que permitiriam transferir os órgãos para pacientes que correm risco de morte, pouco mais da metade se transforma em doação, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

São cerca de 16 doadores efetivos por milhão de habitantes (há duas décadas, ficava entre seis e sete doadores por milhão de habitantes), mas ainda estamos longe de alcançar países como Espanha, Estados Unidos, Portugal e França, onde essa proporção dobra. Por isso, campanhas como o Setembro Verde, que incentiva a doação são tão importantes.

Você sabia?

O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o País são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. Os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública de saúde. (Dados do Ministério da Saúde)

Mas como tudo sempre pode melhorar, o país ainda tem o desafio de reduzir as filas que impõem a milhares de famílias o sofrimento da espera por um doador. 

Seja doador! Avise sua família!

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2