Janeiro Branco

Janeiro Branco

Janeiro Branco

29/01/2020

Em função da campanha Janeiro Branco, a psicóloga Laura Bechara, coordenadora do Serviço de Psicologia Hospitalar do Hospital Monte Sinai, foi convidada pelo programa Pergunte ao Doutor, da Rádio CBN para falar da saúde mental do paciente e, inclusive dos seus acompanhantes e familiares. Ela pontuou a importância do tema saúde mental e emocional, que é marcada em janeiro, ocasião em que as pessoas criam metas de saúde física, incentivando a reflexão para a saúde como um todo, biopsicosocial. Laura diz que no momento atual isso é muito pertinente, há um nítido crescimento do adoecimento em função do aumento da ansiedade percebida na população, de forma geral.

E num período de internação hospitalar isso se amplia, garante ela. No hospital, é normal a dinâmica familiar (de quadros de ansiedade, pelo medo da finitude e outras razões) ver os problemas se projetarem para reclamações e insatisfações não relacionadas ao tratamento e à equipe assistencial. Laura nota um aumento da intolerância num momento em que as pessoas se vêem obrigadas a lidar com o sofrimento. E recomenda: é fundamental buscar o equilíbrio, a fim de evitar a exacerbação que pode se transformar em patologias, de fato, ou desencadeamento de um surto. Neste caso é preciso ter atenção quanto ao emocional não só do paciente, mas também do acompanhante/familiar.

É preciso, de forma geral, pensar em estratégias de promoção da qualidade de vida e da saúde mental. Laura fala da importância das instituições neste apoio, mas também da responsabilidade dos indivíduos em buscar suas metas de preservação da saúde global. O “Janeiro Branco” é só um lembrete para pensar e, no restante do ano, se colocar estes objetivos em prática. Vale a pena ouvir a entrevista na íntegra.

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2