Receba nossa newsletter. Cadastre-se!

Assine a neswletter
 
 

Uso consciente da água

Economize água Falar de responsabilidade social é lembrar também da necessidade de conscientização em relação à economia de água. Esse recurso natural é tão importante que para se ter uma ideia, o ser humano pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas três dias sem beber água. No seu dia a dia, uma pessoa pode evitar o desperdício de mais de 800 litros de H²0 diários, evitando o uso excessivo de água para lavar calçadas, automóveis, louças, no banho e na escovação dos dentes. Pequenas economias somadas dão grandes resultados, por isso, seguem abaixo algumas dicas para evitar desperdício da água.

Economize água

No banheiro:

O banheiro é o local onde mais se desperdiça água em uma residência. Por isso, deve-se estar atento para não ficar muito tempo de baixo do chuveiro, evitar deixar a torneira aberta quando estiver escovando os dentes, fazendo a barba ou ensaboando as mãos. É aconselhável manter a válvula da descarga regulada e não jogar lixo dentro do vaso sanitário como fio dental, cabelos e absorventes higiênicos.

Na lavanderia:

Deixe acumular o máximo possível de roupas, quando for lavar na máquina. Caso for lavar à mão, coloque as roupas de molho em água com sabão e utilize água corrente apenas no momento do enxágue. Não exagere no uso de produtos de limpeza, como água sanitária que contém cloro.

Na cozinha:

Antes de lavar a louça, limpe os pratos e panelas evitando que restos de comida desçam pelo ralo da pia. Enquanto estiver ensaboando, não deixe a torneira aberta, diminuindo o desperdício. Se for usar máquina de lavar louça, deixe acumular o máximo de vasilhas e utilize sempre detergente e sabão biodegradáveis. Não jogue óleo de frituras na pia, pois isso pode causar entupimentos e dificultar o tratamento do esgoto. O ideal é colocar o óleo em um recipiente bem fechado para não vazar (garrafa) e depositar no lixo comum (orgânico), ou levar até um posto de coleta mais próximo da sua residência.

No jardim, no quintal, na calçada:

Ao lavar o carro use balde e pano, em vez da mangueira. Procure lavar menos o carro, principalmente na época de seca. Para aguar as plantas use balde ou regador. Evite limpar a calçada com a mangueira, use também o balde e a vassoura, evitando o desperdício excessivo. Em vez de cimentar todo o quintal, deixe um espaço para o jardim, aproveitando a água da chuva. Mantenha a caixa d`água limpa, lavando pelo menos semestralmente.

Verifique os vazamentos:

Não deixe torneira pingando, pois desperdiça muita água. Verifique vazamentos no vaso sanitário jogando cinzas no fundo da privada. Se houver movimentação é porque há vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Para detectar vazamentos como canos furados, mantenha os registros abertos e feche todas as torneiras e saídas de água do imóvel, não use o sanitário e observe se o relógio de água (hidrômetro) se altera depois de uma hora sem uso de água. Outra forma de verificar é observar se não há manchas de umidade nas paredes.

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG
CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000