O Monte Sinai já disponibiliza, para atuação no Centro Cirúrgico e nas UTIs, o tromboelastograma. É um equipamento que faz uma análise do sangue em tempo real, visando a imediata reposição plaquetária ou de plasma, detectando e agilizando qualquer necessidade de ação da equipe em casos de sangramentos. Ele otimiza a abordagem em diversos procedimentos, principalmente em grandes intervenções, como em cirurgias cardíacas.
Embora o paciente, invariavelmente, faça o mapa de risco cirúrgico, no pré-operatório, utilizando um coagulograma, com o objetivo de avaliar a hemostasia - a capacidade de coagulação do sangue -. existem limitações de respostas principalmente no monitoramento da função plaquetária. Essa pode se alterar por vários fatores durante o procedimento, como no caso de pacientes que fazem uso de aspirina, anti-inflamatório ou clopidogrel, entre outros, e em casos de insuficiência renal, por exemplo. Durante a cirurgia, o equipamento é controlado pelo anestesiologista, fornecendo à equipe informações valiosas e precisas sobre a coagulação através de dados numéricos e gráficos. Qualquer hemorragia pode ser detectada com mais rapidez e precisão, permitindo abordagem pontual do problema com o paciente ainda em procedimento.
O resultado da inserção do tromboelastograma na atuação do Corpo Clínico, inclusive nas UTIs, se reflete diretamente no gerenciamento de risco, otimizando a segurança do paciente.
Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 3239-4455