O Monte Sinai está em fase final da construção do seu Centro Médico, um projeto inovador em Juiz de Fora. Depois de dois anos de obras sem nenhuma interrupção da avenida Presidente Itamar Franco (antiga av. Independência), foi preciso paralisar o trânsito de veículos nas duas pistas, por uma semana, para implantar uma estrutura de 36 toneladas que fará a transposição aérea entre os prédios e o Hospital Monte Sinai. Bem organizada, com total suporte da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), a operação causa o mínimo de transtorno possível ao tráfego na região.
Mas, além de mudar a paisagem na área, a cidade, que já é polo de excelência na saúde para mais de 2 milhões de habitantes, ganhará um dos maiores complexos hospitalares do país. O Centro Médico abrigará exclusivamente clinicas e especialistas ligados à saúde, num centro de referência que reunirá no mesmo espaço serviços, produtos e profissionais em dois prédios com cerca de 40 mil m² de área construída. Eles completam a estrutura do Complexo Hospitalar, ligados ao Hospital Monte Sinai por uma transposição aérea (sky way) sobre Avenida Itamar Franco (antiga Independência).
São 315 consultórios, reunindo clínicas e especialistas de todas as áreas da Medicina. Além de 24 lojas na área de conveniência, 565 vagas de estacionamento, auditório com 250 lugares, salas de conferência e um foyer para eventos científicos, com portarias independentes para cada torre. Os prédios terão ambiente climatizado, um sofisticado isolamento acústico, praça de alimentação e área de desembarque fora da via pública.
A expectativa é de 4 a 5 mil pessoas circulando entre os dois prédios diariamente, também ligados por outra sky way, e com previsão de pelo menos 10% desse fluxo com necessidade de acesso ao prédio do Hospital, podendo utilizar a passarela para evitar o tráfego da avenida. O Complexo foi planejado para proporcionar maior integração entre pacientes, profissionais da saúde e o Hospital, de forma a assegurar uma perfeita sinergia no atendimento, com otimização de tempo e redução de custos. A estrutura, que completa a filosofia do empreendimento de agrupar especialistas e clínicas conceituadas, visa assegurar a condição de referência nacional no setor de saúde. O projeto foi elaborado originalmente pela empresa Albert Kahn Corporation (Kahn do Brasil), desenvolvimento da Pompeu - Arquitetura de Hospitais -, e suporte na execução e adequações pela EFE - Arquitetura, Urbanismo e Interiores.
A transposição aérea terá 44,5 metros de extensão e 3,6 metros de largura, composta por 36 toneladas de ferro e aço, sustentação por tirantes, apoiada sobre grandes blocos de concreto armado (gigantes), instalados fora da via pública. Toda a montagem e confecção da passarela serão realizadas por uma empresa de Juiz de Fora, a Inusa - Estruturas Metálicas.
O Hospital Monte Sinai prepara-se para colocar Juiz de Fora entre as cidades com melhor infra-estrutura médica e hospitalar do Brasil.
O empreendimento garante a ampliação da área física do hospital de 36 mil m2 para 78 mil m2, com duplicação do número de leitos, criação de dois prédios ligados entre si por passarela e ao hospital por outra, suspensa sobre a avenida Itamar Franco, e totalizando estacionamento para 550 veículos.
Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 3239-4455