O dia 12 de junho foi a data escolhida em todo o país como alerta para conscientização da Cardiopatia Congênita. Marcado no calendário oficial do Município, em Juiz de Fora o diagnóstico precoce da doença recebeu, em 2012, amparo legal (Lei nº 12.664) garantindo a todo recém-nascido em maternidades públicas ou privadas da cidade a realização do Teste do Coraçãozinho (ou oximetria de pulso).
O termo Cardiopatia Congênita é genérico e é utilizado para descrever anormalidades do coração e dos grandes vasos, detectados após o nascimento. Sendo assim considerada qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação quando o coração do bebê está sendo formado. E isso acontece por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, mesmo que descoberto no nascimento ou anos mais tarde. É a terceira causa de óbito entre recém-nascidos e acontece com mais frequência do que se imagina: uma em cada 100 crianças.
O teste do coraçãozinho é simples, indolor e não invasivo. Ele visa monitorar o nível de oxigênio no sangue do bebê e deve ser realizado até as primeiras 48h de vida do bebê. O Teste consiste na colocação do oxímetro de pulso na mão direita e num dos pés do bebê para que seja feita a leitura da saturação de oxigênio no sangue. Se forem constatados níveis inferiores a 95%, isso pode indicar a possibilidade de uma cardiopatia congênita, devendo o bebê passar por outras avaliações. No Monte Sinai, o exame passou a ser rotina antes mesmo do início do prazo legal e, além de estar preparada para os exames complementares, se necessário, a equipe de Cardiologia Infantil inicia o tratamento antes mesmo da alta da criança.
Também é importante que todos os pais conheçam os principais sintomas de cardiopatias congênitas:
Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000