A equipe da eletrofisiologista Ana Cláudia Venâncio realizou ontem, no Hospital Monte Sinai, em Juiz de Fora/MG, o primeiro implante no Brasil de um marca-passo que permite ao paciente fazer ressonância magnética de corpo inteiro. O marca-passo é um aparelho que ajuda a controlar os batimentos do coração e, até então, apenas alguns aparelhos mais modernos disponíveis no país permitiam o exame na cabeça e nos membros inferiores. Este foi o primeiro sem restrição para a região do tórax, o peito do paciente. A cirurgia para colocação do dispositivo durou uma hora e meia e o paciente, um homem de 86 anos, passa bem.
O procedimento foi autorizado pelo convênio, uma vez que, além do marcapasso, o paciente precisará do exame de ressonância magnética para investigações diagnósticas. O fornecedor do aparelho, chamado Advisa MRI®, lançou o marcapasso oficialmente há poucas semanas no Brasil, logo após a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. No final deste mês, o Advisa MRI será apresentado a cirurgiões e cardiologistas de Juiz de Fora e região, em evento exclusivo.
Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 3239-4455