O Monte Sinai é o único hospital privado de Juiz de Fora e Zona da Mata a participar do estudo Nascer no Brasil, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cujo objetivo principal é estimar a prevalência de partos cesarianos ocorridos em instituições do Sistema de Saúde brasileiro, segundo a localização geográfica. Além da estimativa, o estudo irá entrevistar 90 mães, aproximadamente, e nos recém-nascidos por tipo de parto, com atenção especial ao prematuro.
A pesquisa está acontecendo em todo o Brasil e tem por objetivo levantar informações sobre parto e nascimento. Foi uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde, cujo maior interesse é identificar as condições de pré-natal, parto e nascimento e pós-parto e propor melhorias onde e como se fizer necessário. E em especial, identificar se está acontecendo um aumento da prematuridade em todo o Brasil (até hoje os dados envolvem apenas alguns municípios) e quais seriam os fatores predisponentes dessa prematuridade.
De acordo com informações da coordenadora estadual da Pesquisa em Minas Gerais, Deise Campos, até hoje, os estudos sobre parto e nascimento ou são realizados no exterior (Europa e Estados Unidos) ou em alguns poucos municípios com universidades que estudam o tema. ?São três milhões de nascimentos por ano no Brasil e precisávamos de um estudo dessa grandeza para nortear as políticas públicas de assistência ao pré-natal, ao parto e nascimento, ao recém-nascido e à puérpera?, explicou Deise.
No total, o Nascer no Brasil vai entrevistar 24 mil mulheres internadas para procedimentos de parto em hospitais públicos, privados e mistos, nas capitais e no interior de todos os estados brasileiros; o estudo já chegou ao número 20 mil. Esse levantamento incluiu quase 200 municípios no Brasil e quase 300 unidades de saúde que realizaram 500 partos ou mais ao ano, sorteadas. Em cada hospital, serão entrevistadas 90 mulheres no pós-parto e consultados seus prontuários hospitalares.
?Em Minas Gerais já entrevistamos 1.890 mulheres em 21 unidades. Somos uma equipe de 51 pessoas atuando em 18 municípios e 23 unidades de saúde. Houve uma excelente aceitação por parte das instituições sorteadas para participar e por parte das mulheres abordadas pelos nossos entrevistadores, após a leitura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. São todas voluntárias, mas fazemos um apelo para que participem dada a importância do tema. A entrevista dura de 30 a 40 minutos, sempre de acordo com a disponibilidade da mulher. Após 42 dias do parto, ela receberá um telefonema para sabermos como ela e a criança estão passando e se tiveram algum problema de saúde nesse período?, detalhou a pesquisadora. Conforme Deise, em Juiz de Fora são duas entrevistadoras e uma supervisora. ?Esperamos que ainda esta semana sejam encerrados os trabalhos no Hospital Monte Sinai, porém, no Brasil, avançaremos no primeiro trimestre de 2012?, finalizou.
Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000