Neste início de 2010, entra em funcionamento a nova Central de Materiais Esterilizados - CME do Monte Sinai, com o dobro da capacidade de processamento atual e instalada em nova área, que dos atuais 98m2 passa a dispor de 192m2. Além da estrutura ampla e atendimento a todas as determinações legais, o que mais chama atenção na nova CME é a distribuição do espaço, que garante o total isolamento dos materiais sujos dos esterilizados. O novo setor já está preparado para atender plenamente à futura ampliação do hospital.
A nova CME terá temperatura e umidade controladas e sistema de exaustão para oferecer condições ideais de armazenamento dos materiais esterilizados. O grande diferencial do projeto é que ele foi desenvolvido por um arquiteto especializado no setor hospitalar, mas com participação direta da equipe de funcionários do setor e em conformidade com as exigências da Anvisa. Com isso, ele passa a contar com duas entradas: uma para a área "limpa" e a outra para a "suja", eliminando qualquer possibilidade de contaminação. Pequenos detalhes que conferem grandes resultados também não foram esquecidos, como piso especial, eliminação de quinas no chão e todas as torneiras são acionadas por pedal. Para que tudo funcione perfeitamente, os funcionários do setor também passaram por treinamento para que o fluxo de tráfego dos materiais seja o mais adequado.
A CME funciona 24 horas para desinfectar e esterilizar todas as roupas e os materiais utilizados nos 170 leitos do hospital, em especial nas unidades fechadas e nas salas de cirurgia. Hoje, o Hospital possui quatro autoclaves, que demoram 1h30 cada para esterilizar os materiais, com capacidade para processar entre 280 e 360 litros por vez, com temperatura máxima de 127°. As novas autoclaves que serão usadas no novo setor fazem todo o processo em 30 minutos, proporcionando economia de água e energia elétrica, além de fornecer relatórios em tempo real por meio de um sistema computadorizado no próprio equipamento. A capacidade de processamento passa a ser de 535 litros cada e a temperatura chega a 140°. Tudo no novo espaço foi pensado para ter o melhor resultado possível visando a finalidade do setor: esterIlizar, distribuir e manter com qualidade os materiais usados nas atividades médicas e de enfermagem.
Além das autoclaves, o setor recebeu outros equipamentos, entre eles, uma lavadora ultrassônica, uma termodesinfectadora, uma secadora de traqueias e já foi previsto espaço para receber mais equipamentos, acompanhando o crescimento projetado de leitos e procedimentos.
Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000