O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Monte Sinai inova mais uma vez ao realizar um procedimento pioneiro em Juiz de Fora e região. A equipe de Radiologia Intervencionista executou com sucesso uma Embolização de Malformação Arteriovenosa (MAV) de face em um paciente que apresentava dor durante a mastigação e desconforto em repouso.
O tratamento foi feito pela punção de uma artéria na região inguinal (virilha) para fazer o cateterismo seletivo das artérias da face, com o objetivo de diagnosticar detalhadamente o padrão da vascularização do tumor (MAV). Após confirmação dos ramos diretamente relacionados a ele, realizou-se sua oclusão com materiais embolizantes, interrompendo o fluxo sanguíneo, e melhorando os sintomas.
A recuperação, por não envolver cortes e pontos, é rápida e pouco dolorosa. Na maioria das vezes, os analgésicos comuns como o Paracetamol e a Dipirona são suficientes para controlar a dor. E em até dois dias, normalmente, o paciente já pode retornar às suas atividades regulares. A embolização de MAV, quando bem indicada, possui elevado índice de sucesso, rápida recuperação e baixas taxas de complicações se comparada com o tratamento cirúrgico convencional.
Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 3239-4455