Notícias
Primeira esofagectomia robótica da região é realizada no Monte Sinai
A esofagectomia é uma cirurgia realizada para tratar o câncer de esôfago, especialmente quando o tumor está localizado no terço médio e distal do órgão. Nesse procedimento, a cirurgia precisava remover todo o esôfago para impedir o avanço da doença.
Esse tipo de cirurgia é muito complexa porque envolve três regiões do corpo:
▪️ Pescoço (região cervical)
▪️ Tórax
▪️ Abdômen
Na primeira esofagectomia robótica realizada no Monte Sinai pela equipe do Dr. Alexandre Ferreira Oliveira houve um planejamento especial para docar (posicionar os braços do robô no paciente) duas vezes. Primeiro no tórax e depois no abdômen para as duas primeiras etapas. E para a parte cervical foi feita com incisão pequena para a dissecção do esôfago e a anastomose do tubo gástrico que substituiu o esôfago.
As vantagens que a abordagem robótica permitiu neste procedimento vão além das que sempre evidenciamos:
- A tecnologia robótica, que permite movimentos mais precisos do que uma cirurgia tradicional, proporcionou cortes menores, menos sangramento e uma recuperação mais rápida para o paciente.
- Foi necessário reposicionar o robô e os instrumentos cirúrgicos em diferentes etapas, para acessar cada uma das regiões.
- No final, uma parte do estômago foi transformada em um tubo (tubo gástrico) e conectada ao restante do esôfago. Assim, o paciente pode continuar se alimentando normalmente.
Resumindo, é uma cirurgia feita sob medida para remover o câncer e reconstruir o caminho dos alimentos no corpo, utilizando o que há de mais moderno em cirurgia robótica. O paciente teve alta sem nenhuma complicação.
A condução da cirurgia foi do Dr. Alexandre Ferreira Oliveira, cirurgião oncológico, com apoio do Dr. Fernando Ernesto Cruz Felippe (proctor), cirurgião do Hospital de Base de São José do Rio Preto, a equipe contou ainda com a Drª Aline Rodrigues Marins, Dr. Eliel Oliveira Araújo, cirurgiões oncológicos, tendo o processo anestésico conduzido pelo Dr. Giovani Alves.