A Agência do Monte Sinai mudou parâmetros e indicadores e vem colhendo resultados bem sucedidos. Ela estabeleceu todos os protocolos de indicações transfusionais, iniciou um programa de transfusões ambulatoriais, sangrias terapêuticas ambulatoriais, além do programa de Plasmaferese, que conta com equipe altamente capacitada, além dos recursos e insumos criteriosamente protocolados para realização dos procedimentos.
Com ampla divulgação dos novos protocolos e parceria com o corpo clínico do Hospital, o índice de complicações atual é abaixo de 1%. A inauguração da nova estrutura, já totalmente aprovada pela Vigilância Sanitária, além de ampliar sua oferta de serviços e informações, permitirá à Agência Transfusional do Monte Sinai uma maior interrelação com o grupo de cirurgia do Hospital, podendo atender amplamente suas necessidades, além de oferecer outros procedimentos de hemoterapia,tanto para pacientes internados quanto ambulatoriais.
A Agência também abriga um laboratório de Terapia Celular que, em breve, vai permitir a coleta e criopreservação de células-tronco, indispensáveis em diversos processos, inclusive o de Transplante de Medula Óssea (TMO) autólogo.
Novo Espaço
A Agência Transfusional do Monte Sinai, onde funciona agora também o Laboratório de Criopreservação e Terapia Celular do Hospital, ganhou nova estrutura. Sob o comando do hematologista Angelo Atalla, a Agência fica maior e mais perto dos setores da assistência como UTI e Centro Cirúrgico, o que torna o serviço oferecido ainda mais ágil.
O novo espaço da Agência está agora localizado no 2º andar leste e ganha outro diferencial, permitindo separar o setor administrativo do técnico. Já o Laboratório de Criopreservação e Terapia Celular atua no Monte Sinai com profissional especializado, realizando a coleta de células-troncos utilizadas no Transplante de Medula Óssea para os pacientes do Hospital.
Recordes
O setor, que dá apoio à toda a área assistencial, cresceu tanto em termos de produção quanto de estrutura. A agência ocupa um novo espaço, no segundo andar do prédio Leste, facilmente acessível ao Centro Cirúrgico, um dos setores que mais conta com seu suporte. Além disso, A Agência Transfusional do Monte Sinai vem batendo sucessivos recordes de transfusões, especialmente pelo sucesso da implantação dos procedimentos de Plasmaferese Terapêutica.
Trata-se de um procedimento de alta complexidade semelhante a uma hemodiálise, mas que em vez de filtrar as impurezas do sangue e devolver o mesmo para o paciente, nas afereses o sangue passa por um processo de centrifugação, onde os componentes são separados. O Monte Sinai continua sendo o único a disponbilizar o recurso que atende às mais diversas especialidades, em especial, ao tratamento de polineuropatias periféricas, como a Síndrome de Guillain Barrè (SGB), agora associada à contaminação por Zika vírus. A terapia já apresentou resultados eficazes também no tratamento de miastenias gravis, Púrpura TrombocitopênicaTrombótica (PTT) - que provoca acidente vascular cerebral hemorrágico - e rejeição de transplantes renais, virando referência para outros hospitais da cidade e da região. Com apenas quatro meses de funcionamento já foram realizados cerca de 80 procedimentos e a Agência programa a aquisição de uma segunda máquina de aférese para atender à demanda crescente e expandir seu projeto de Terapia Celular.
Para informações também sobre Transfusão Ambulatorial, ligue (32) 2104-4435
Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000