Farmácia tem processos estruturados para otimizar a logística do serviço

A Farmácia do Monte Sinai está sob a responsabilidade de sete farmacêuticos e, atualmente, funciona com grande equipe de funcionários que atendem aos mais de 285 leitos do Hospital, além da Emergência e Pronto atendimento.

Seu principal diferencial no segmento hospitalar da região é a rastreabilidade dos medicamentos e Órteses e Próteses. Todas as medicações são controladas por código de barras e, assim, é possível identificar qual comprimido, de qual lote, foi para que paciente, em que data e horário. No preparo da requisição, faz-se uma leitura do produto no código de barras, atribuindo-o ao paciente, possibilitando um rastreamento reverso a qualquer momento, proporcionando maior segurança para os pacientes e evidenciando o controle preciso dos medicamentos que saem da Farmácia.

A Farmácia adequa o modelo de dispensação a necessidade de cada setor e pacientes por ele atendidos. Hoje, o Hospital conta um total de cinco farmácias, com dispensação por dose individualizada para períodos de 24 horas para os pacientes atendidos nas Unidades de Internação, atendidas de acordo com a prioridade (15 minutos, 40 minutos ou rotinas) e dispensação de 02 em 02 horas, para os pacientes atendidos nas Unidades Fechadas. As prioridades são controladas por uma tela, que utiliza programa específico que foi desenvolvido para a logística da Farmácia do Monte Sinai. Os funcionários separam as prescrições, montando os kits, por prioridades, iniciando com as prescrições previstas para 15 minutos, de acordo com as indicações na tela.

Esta forma de organizar os trabalhos é o que permite atender a toda a demanda com agilidade e presteza, já que o volume de requisições no Monte Sinai chega a 45.000 mil por mês, totalizando cerca de 800.000 itens/mês dispensados.

 

Tecnologia desenvolvida

O setor dispõe de uma unitarizadora automática que fraciona cerca de 2500 unidades/hora, de medicamentos sólidos como comprimidos, drágeas, frascos e ampolas, garantindo agilidade ao trabalho e tornando o processo mais preciso. Antes, tudo era feito manualmente, demandando extrema atenção de vários funcionários. Para os líquidos orais também existe o processo de unitarização, onde é dosada apenas a quantidade prescrita para o paciente, evitando o desperdício.

A Farmácia entrega os medicamentos nos setores através dos auxiliares de almoxarife. A medicação já sai pronta em kits, que são montados durante o dia, e seguem em dose individualizada para o leito.

A dispensação é toda realizada através de tablets integrados ao sistema, com mínimo gasto de papel. Esse processo, além de modernizar a logística de dispensação, possibilitou o controle de todos os tempos do fluxo da medicação (hora da prescrição, hora da liberação na farmácia, hora da separação e processamento e hora da entrega). Cerca de 25.000 folhas deixaram de ser usadas, contribuindo com outra vertente atuante no Hospital que é a questão da sustentabilidade e responsabilidade social. 

 

Satélites

A Farmácia atende o Hospital como um todo, mas existem outras quatro farmácias satélites, uma dentro do Centro Cirúrgico, outra na UTI Adulto (atende também Unidade Coronariana e UTI Neonatal), outra na Emergência e por último, uma no Centro de Oncologia. Essas farmácias possibilitam um atendimento mais ágil para os pacientes atendidos nessas unidades. O processo de dispensação é diferenciado da farmácia central. No Centro Cirúrgico, todo rastreamento de medicamento ocorre durante o procedimento cirúrgico. Já nas unidades de terapia intensiva os medicamentos são dispensados por horário, de acordo com aprazamento da prescrição.

 

Farmácia Clínica

No sistema da Farmácia foram cadastrados os medicamentos padronizados e suas possíveis interações medicamentosas e físico-químicas, dose máxima recomendada, vias de administração adequada para cada medicamento e padrões seguros (reconstituintes e diluentes), para cada fármaco. No momento da prescrição, caso duas substâncias incompatíveis sejam prescritas, o sistema disponibiliza a reação e uma sugestão de conduta, ficando a critério do médico avaliar o risco-benefício.

Pacientes elegidos pelo score de Farmácia Clínica do Hospital Monte Sinai, bem como os considerados pacientes críticos (Unidade Coronariana, UTI Adulto, UTI Neonatal e Transplantados), são atendidos pelo serviço. Enquanto internados, as orientações são repassadas à equipe multisciplinar, para que todos compreendam os critérios farmacológicos para a segurança medicamentosa do paciente.

 

Postagem atualizada em 09/11/2020

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2