Fisioterapia

Para assegurar a oferta do atendimento multidisciplinar ao cliente, o Serviço de Fisioterapia do Hospital Monte Sinai conta com equipe exclusiva para os pacientes internados, com profissionais divididos por turnos, setores e atendimento. A especialidade tornou-se um braço da linha de cuidados na terapêutica geral do paciente. A fisioterapia hospitalar do Monte Sinai atua na reabilitação motora e respiratória, sendo muito utilizada nas patologias neurológicas, ortopédicas, em pacientes pneumopatas, cardíacos e/ou com grande período de internação. Há diversas aplicações para o Serviço, tanto na internação quanto na alta complexidade. O Hospital trabalha com equipes dedicadas e especializadas nas UTIs Adulto, Neurológica, NeoNatal, Unidade Coronariana e Unidades de Internação integradas no fluxo de assistência ao paciente.

SEGURANÇA

Um dos objetivos da mudança de foco desde que a equipe de Fisioterapia foi integrada ao corpo funcional do hospital é a segurança do paciente, já que o trabalho dos profissionais impacta diretamente na sua recuperação, com redução do tempo de internação e da melhora do quadro geral, antes mesmo da alta. Em poucos meses, o Serviço ganhou o reconhecimento do Corpo Clínico, com atuação ainda mais importante desde que o Monte Sinai implantou o Plano Terapêutico amplo para todos os pacientes acamados das Unidades de Internação. A equipe já tinha a experiência do Plano nas unidades de cuidados intensivos e a participação na equipe multidisciplinar que passou a definir o plano de cuidados semanal dos demais pacientes de longa permanência foi tranquila e demonstra excelentes resultados.
O Serviço de Fisioterapia do Monte Sinai atende também pacientes ambulatoriais internados no Hospital, além das Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Os principais atendimentos dos profissionais são nas áreas cardiovascular, de Traumatologia e Ortopedia, Neurologia, Neuropediatria, Oncologia, Pediatria, Pneumologia, Reumatologia, Ginecologia-obstetrícia, Geriatria, entre outras.
 

A Fisioterapia na UTI Adulto e Unidade Coronariana

A Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Unidade Coronariana do Hospital Monte Sinai, conta com equipes de fisioterapeutas especialistas na área, atuando na avaliação, prevenção e tratamento dos pacientes hospitalizados, com ênfase no desenvolvimento motor e respiratório, oferecendo uma cobertura diária por 18 horas, 7 dias por semana. Trabalha junto à equipe multiprofissional na participação dos rounds diariamente, na aplicação de equipamentos respiratórios, técnicas de manutenção da via aérea natural e artificial, através de dispositivos mecânicos invasivos e não invasivos. Atua de maneira sistemática junto à mesma em grupos de cuidados paliativos, TEV, prevenção de PAV dentre outros. O objetivo da equipe é sempre atender os pacientes com qualidade, baseando-se nas melhores e mais atuais técnicas disponíveis na literatura especializada, bem como, ética e humanização, conceitos estes, que formam um dos pilares da instituição. 

A Fisioteapia na UTI Neonatal

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica do Hospital Monte Sinai, conta com uma equipe de fisioterapeutas especialistas na área, atuando diretamente na avaliação e prevenção cinético funcional, assim como por intervenções de tratamento seja em fisioterapia respiratória e/ou motora. Também atua junto à equipe multiprofissional no controle e aplicação de gases medicinais, manutenção da via aérea natural e artificial e da mecânica respiratória, ventilação pulmonar mecânica (VPM) invasiva e não invasiva (VNI), protocolos de desmame e extubação da VPM, insuflação traqueal de gás, controle pressórico de balonete intratraqueal, aplicação de surfactante, dentre outros. Também é responsável pela avaliação e tratamento com a Estimulação do Desenvolvimento Neuropsicomotor (EDNPM).

A Fisioterapia na Unidade de Internação

A equipe de Fisioterapia que atua nas Unidades de Internação do Hospital Monte Sinai, trabalha diretamente na avaliação, prevenção e tratamento dos pacientes hospitalizados. Além disso, o Serviço de Fisioterapia está inserido na equipe de cuidados de grupos de desospitalização, cuidados paliativos e lesões. Também atua junto à equipe multiprofissional no controle e aplicação de equipamentos respiratórios, manutenção da via aérea natural e artificial, através de dispositivos mecânicos não invasivos. Seguindo as premissas da instituição, nosso objetivo é desenvolver um tratamento voltado ao cuidado do paciente, com aprimoramento prático e tecnológico.
 

  • Funcionamento: todos os dias da semana.
  • Atendimento: (32) 2104-4455

 

Conteúdo atualizado em 19/01/2021

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

Heliponto

Latitude: 21º 46' 862" Sul
Longitude: 043º 21' 887" Oeste

Copyright © 2004 Hospital Monte Sinai. Todos os direitos reservados. Endereço: Av. Presidente Itamar Franco 4000, Cascatinha - Juiz de Fora/ MG CEP: 36033-318 / Telefone: (32) 2104-4455 / (32) 2104-4000

Quality Safaty - Hospital Monte Sinai
Desenvolvido por: Logohandcom2