Hotelaria

O setor de Hotelaria do Hospital Monte Sinai abrange várias áreas de prestação de serviços - Higiene e Limpeza, Rouparia e Distribuição, Lavanderia, Recepção e Pronto Atendimento, Nutrição e Dietética e Gestão de Leitos. Em média, são 200 profissionais envolvidos, compondo o segundo maior corpo funcional do Hospital, atrás apenas da assistência.

Todos os colaboradores passam por treinamentos constantes. Logo que entram fazem o Treinamento Básico Introdutório (TBI) e, semestralmente, passam por curso de reciclagem. O objetivo do Monte Sinai é prezar pela excelência na assistência ao paciente. Com grande parte deste time na retaguarda do atendimento, a atuação da Hotelaria acontece de forma sistêmica e dinâmica, com foco na humanização.

O paciente é recebido em ambientes acolhedores, com enxovais de alta qualidade, em quartos bem planejados e com mobiliário que valorizam seu conforto e de seus acompanhantes.

  

Higiene e Limpeza

A equipe de Higiene e Limpeza é a única equipe presente em todas as áreas do Hospital, da higienização dos leitos às áreas comuns, das limpezas de áreas críticas aos setores administrativos. Os profissionais são qualificados, treinados e utilizam equipamentos modernos, com produtos químicos registrados no Ministério da Saúde. As técnicas de higienização são validadas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e baseadas no Manual de Higiene e Limpeza da Anvisa.

Contando ainda com equipamentos mecanizados, a equipe atua para garantir uma limpeza padrão nas áreas comuns. O Monte Sinai conta com um carrinho automático que lava praticamente todo o piso dos dois prédios do Monte Sinai todos os dias.

Pioneiro no tratamento dos resíduos e na implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), todos os setores do hospital fazem segregação de resíduos de acordo com os descartes que geram. O Plano, sob responsabilidade deste setor, também garante o direcionamento diferenciado aos seus resíduos, cumprindo todas as legislações vigentes.

  

Lavanderia

A Lavanderia do Monte Sinai funciona 24 horas, atendendo a rigorosas normas de higiene e controle de infecção. Por dia, são processadas 1,6 mil Kg de roupas que chegam ao setor e passam por duas áreas isoladas, utilizando produtos de lavanderia de alta qualidade, que atendem aos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária. Visando a segurança do paciente, a Lavanderia é responsável pela higienização das roupas cirúrgicas (vestimentas de biossegurança) e roupas advindas de todas as Unidades de Internação.

  

Rouparia e Distribuição

Dentro dos serviços de hotelaria ofertados, destaca-se o de Rouparia que é realizado pelas camareiras e contempla a arrumação dos leitos e a distribuição dos enxovais nos quartos. Por meio de carros funcionais higienizados, a equipe utiliza técnicas de arrumação de leitos, trabalhando apenas com enxoval de alto padrão, com preparo de uma cama segura e confortável, aspecto e sensação agradável ao toque, proporcionando bem-estar ao paciente. O padrão de hotelaria do Monte Sinai presa por um leito com cuidados que contribuam na recuperação do paciente, afinal é no leito que ele passar a maior parte de sua estadia.

A camareira também é responsável por um check-list que avalia todos os aspectos estruturais do quarto, após a limpeza terminal (quando há troca de pacientes). Ela confere cada detalhe, da iluminação ao funcionamento das saídas de gases, das paredes íntegras à segurança e preservação do mobiliário. O leito só é “vestido” e liberado após o setor de Manutenção entregar qualquer reparo, eventualmente, solicitado.

  

Recepção e Pronto Atendimento

O Hospital Monte Sinai tem três serviços de recepção atendendo clientes internos e externos. A entrada do Pronto Atendimento e de urgência e emergência (na Rua Vicente Beghelli), a recepção de admissão de internação, com entrada pela Avenida Presidente Itamar Franco, e oacesso para exames (pelas duas vias). Os princípios dos funcionários deste setor são o de trabalhar focados na cordialidade, na excelência no atendimento e na resolutividade para o cliente.

     

Nutrição Dietética

O serviço de Nutrição e Dietética executa a assistência nutricional ao paciente, com recursos de dietas padronizadas destinadas a cada patologia de cada paciente. A assistência nutricional é executada por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos nutrólogos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos que participam da orientação e prescrição das dietas. Os funcionários visitam os pacientes periodicamente para adequar e avaliar seu estado nutricional, buscando fornecer a melhor alimentação e que contribua para plena recuperação. Um serviço de Copa também fica à disposição de pacientes e acompanhante com um cardápio de lanches, anotados em comanda durante a estadia do paciente e concluído no check-out. Neste atendimento, diariamente são produzidas e servidas 800 refeições no Hospital Monte Sinai, considerando almoço e jantar, além de 500 lanches e desjejuns.

Um restaurante está disponível, no andar térreo do prédio Oeste para almoço, à disposição do público externo, corpo clínico e visitantes/acompanhantes. Ao lado, há também uma lanchonete completa, que também serve refeições e no Lobby do prédio leste, uma Cafeteria para lanches rápidos. Os funcionários têm diariamente uma dieta balanceada e subsidiada, servida no refeitório da instituição em ambiente agradável, com TV e música, proporcionando conforto nos horários de almoço, jantar e lanche.

Gestão de Leitos

O Serviço de Gestão de Leitos do Monte Sinai atua diretamente no gerenciamento diário do uso dos leitos, medindo a taxa de ocupação e o giro de leito, e ainda controlando o período de internaçãodos pacientes de longa permanência, atendendo ações de boas práticas que visam evitar infecção hospitalar, adotando o rodízio de leitos a cada 30 dias de acomodação. No dia a dia, ainda trabalha de forma pró-ativa evitando espera e mal aproveitamento de leitos, fazendo um “bate-mapa” entre as equipes da Gestão de Leitos e Enfermagem, que também distribui pacientes conforme características do Relatório Gerencial Do Perfil Epidemiológico e Assistencial do Hospital Monte Sinai, dividindo entradas eletivas e emergenciais. Nesta movimentação também há uma participação das camareiras e equipe de Higiene e Limpeza dos Leitos.

  

Sistema inteligente

O Sistema Voice, que auxilia na gestão de leitos do Hospital Monte Sinai, utilizado pela Hotelaria, é de responsabilidade coletiva e compartilhada por todos os times do Setor. Cada equipe tem um momento ou mais de alimentação de dados, conferência e monitoramento visando dinamizar o uso do leito, para otimizar a ocupação e liberação, de forma ágil, segura e eficiente. O sistema utiliza várias ferramentas de entrada de dados, de códigos digitados por telefone, a QR Code, alimentação de dados em tablets e telefones, garantindo ao gestor uma rastreabilidade eficaz, se precisar recuperar quaisquer dos processos, além de estatísticas e gráficos que ajudam na gestão inteligente em cada etapa do processo.

* Nas ilustrações deste conteúdo utilizamos fotos de arquivo (anteriores à pandemia da Covid-19)

 

Conteúdo atualizado em 31/03/2021

Como Chegar Marker

Urgência, emergência,
atendimento ambulatorial e visitas a unidades fechadas (utis)

Rua Vicente Beghelli, 315

pacientes internados, visitantes e acompanhantes

Avenida Presidente Itamar Franco
(antiga Av. Independência), 4000

fornecedores e entregas

Rua Antônio Marinho Saraiva, s/n

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