Feridas de Difícil cicatrização ou ‘lesões crônicas”

Um simples arranhão que não sara ou um corte numa pessoa com diabetes que não cicatriza são sinais de alerta. Este incômodo pode levar a um quadro de feridas que não cicatrizam. São as chamadas “Lesões crônicas”. Vários fatores que levam à cronificação de uma lesão necessitam de uma abordagem multidisciplinar a fim obter um diagnóstico preciso e um tratamento ideal.
Este é um dos serviços disponibilizados pela equipe do Ambulatório de Lesões de Pele do Hospital Monte Sinai. O diagnóstico correto é essencial para evitar um tratamento inadequado que pode provocar retardo na cicatrização, comprometimento do tecido e prejuízo ao paciente. Muitas feridas crônicas apresentam elevados níveis de exsudato, processo infeccioso dentre outras complicações, para isso os curativos são a principal opção para o manejo desses sinais clínicos e devem ser avaliados, orientados e realizados por especialistas.
As coberturas a serem utilizadas devem ser escolhidas de acordo com a característica de cada lesão tratando suas características como processo infeccioso, biofilme, controle de umidade, dentre outros.

Além disso, nos propomos a tratar o paciente de uma forma holística. E dispensamos o tratamento por uma equipe capacitada, com recursos multidisciplinares, focada no tratamento e prevenção de recidiva.