Sabe o que faz um enfermeiro Estomaterapeuta?

A Estomaterapia é uma especialidade exclusiva do enfermeiro. Suas áreas de atuação são o cuidado de pessoas com estomias, feridas e incontinência urinária e anal.
A Estomia é uma comunicação entre o meio interno do nosso corpo com o meio externo. Um exemplo mais fácil de entender: a traqueostomia uma estomia respiratória feita quando é necessária uma abertura na traqueia. Outro exemplo, as gastrostomias, que são realizadas para introdução da alimentação. Há estomias intestinais (ilesostomia, colostomia) e as estomias urológicas (ureterostomia, nefrostomia)
Mas toda pessoa que tem uma estomia necessita de cuidados especiais e muito específicos, além de acompanhamento enquanto estiver estomizada e orientação para realizar seu autocuidado. Isto é parte do trabalho do enfermeiro estomaterapeuta.
Ele também é capacitado para cuidar de diversos tipos de feridas. Das mais diferentes etiologias (estudo das causas das doenças), tanto as feridas agudas como as crônicas. São cuidadas pelo Estomaterapeuta, as feridas cirúrgicas, traumáticas, queimaduras, úlceras, úlceras neuropáticas (decorrentes do Diabetes e Hanseníase, por exemplo), lesão por pressão, lesão por fricção dentre, dermatites associadas a incontinência , dentre outras situações que podem produzir lesões de pele de outras naturezas e que demandam atenção específica e especializada.
No ano passado, fez 30 anos que esta é uma especialidade reconhecida no Brasil e há uma associação que congrega estes especialistas, a Sobest (Associação Brasileira de Estomaterapia) que trabalha para divulgar a especialidade para todos que precisem desses cuidados especializados. O enfermeiro estomaterapeuta precisa ter especialização na área, em cursos chancelados pela Sobest. Ele tem habilidades técnicas, mas também realiza o acolhimento daqueles que demandam seu cuidado, gerencia serviços, pode atuar em pesquisa, desenvolvimento de produtos na área e realizar consultorias especializadas e atuar na formação de novos especialistas.
A Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões do Hospital Monte Sinai tem uma enfermeira estomaterapeuta em sua coordenação.